Mural de Gestores

Mural de Diretores

Debora Regina Pastana

2020 até 2024

Debora Regina Pastana, Diretora do Instituto de Ciências Sociais a partir de 1 de dezembro de 2020.

PORTARIA REITO Nº 1029, DE 30 DE NOVEMBRO DE 2020

Possui graduação em Direito pela Universidade Estadual Paulista (1997), mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista (2002) e doutorado em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista (2007). Entre 2017 e 2018 realizou estágio pós-doutoral em Criminologia na Universidad de Buenos Aires (UBA). Atualmente é professora do Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia (2009) e coordenadora do grupo de estudos sobre violência e controle social (GEVICO). É também professora permanente do Programa de Pós Graduação em Direito Público da UFU. Tem experiência em Sociologia, pesquisando principalmente os seguintes temas: violência, controle social, justiça penal e cidadania.

Leonardo Barbosa e Silva

2020

Diretor pro tempore do Instituto de Ciências Sociais de 4 de março a 30 de novembro de 2020.

PORTARIA REITO Nº 230, DE 28 DE FEVEREIRO DE 2020

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Uberlândia (1999), mestrado e doutorado em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003 e 2008). Foi Pró-reitor de Assistência Estudantil da UFU e coordenador Nacional do Fórum de Pró-Reitores de Assistência Estudantil (FONAPRACE). Atualmente é professor da Universidade Federal de Uberlândia, coordenando o Núcleo de Sistema Político e Políticas Públicas (NUPP) e o Grupo de Pesquisa Observatório de Políticas Públicas (OPP). Coordena pesquisas sobre evasão, retenção e perfil discente nas instituições federais de ensino superior. Tem experiência na área de Sociologia e Ciência Política, com ênfase em Estado Brasileiro e Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: reforma administrativa, reforma do Estado, neoliberalismo, evasão e retenção no Ensino Superior, perfil dos graduandos das universidades federais e assistência estudantil.

Edilson José Graciolli

2017 até 2020

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1990), mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (1994), doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e pós-doutorado em Sociologia na Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus Araraquara (2008). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal de Uberlândia, Secretário da Comissão Estatuinte da UFU, instituição em que responde pela Direção do Instituto de Ciências Sociais (Portaria SEI Reito 1010/2018). Membro dos conselhos editoriais das revistas Crítica Marxista e História & Luta de Classes. É líder dos Grupos de Pesquisa Trabalhadores, Sindicalismo e Política e Observatório do Legislativo. Integra, como pesquisador, o Núcleo de Sistema Político e Políticas Públicas (NUPP) na UFU. É autor dos livros PRIVATIZAÇÃO DA CSN: DA LUTA DE CLASSES À PARCERIA (Expressão Popular, 2007) e UM CALDEIRÃO CHAMADO CSN - RESISTÊNCIA OPERÁRIA E VIOLÊNCIA MILITAR NA GREVE EM 1988 (Edufu, 1a. ed. 1997; 2a. ed. atualizada, 2009), além de capítulos em livros e artigos. Tem experiência nas áreas de Sociologia, com ênfase em Teoria Sociológica e Sociologia do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalhadores, reestruturação produtiva, sindicalismo - Brasil, capitalismo e responsabilidade social empresarial; Ciência Política, com ênfase em Teoria Política Moderna e Contemporânea, versando sobre temas como hegemonia, sociedade civil, Estado e estudos sobre o legislativo; e Economia, com ênfase em teoria marxista da dependência. Pesquisa também previdência social, seus princípios estruturais e parâmetros.