Diretor

Última modificação: 19/01/2023 - 11:44

Diretor do Instituto de Ciências Sociais

PORTARIA SEI REITO Nº 1010, DE 19 DE OUTUBRO DE 2018

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1990), mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (1994), doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e pós-doutorado em Sociologia na Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus Araraquara (2008). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal de Uberlândia, Secretário da Comissão Estatuinte da UFU, instituição em que responde pela Direção do Instituto de Ciências Sociais (Portaria SEI Reito 1010/2018). Membro dos conselhos editoriais das revistas Crítica Marxista e História & Luta de Classes. É líder dos Grupos de Pesquisa Trabalhadores, Sindicalismo e Política e Observatório do Legislativo. Integra, como pesquisador, o Núcleo de Sistema Político e Políticas Públicas (NUPP) na UFU. É autor dos livros PRIVATIZAÇÃO DA CSN: DA LUTA DE CLASSES À PARCERIA (Expressão Popular, 2007) e UM CALDEIRÃO CHAMADO CSN - RESISTÊNCIA OPERÁRIA E VIOLÊNCIA MILITAR NA GREVE EM 1988 (Edufu, 1a. ed. 1997; 2a. ed. atualizada, 2009), além de capítulos em livros e artigos. Tem experiência nas áreas de Sociologia, com ênfase em Teoria Sociológica e Sociologia do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalhadores, reestruturação produtiva, sindicalismo - Brasil, capitalismo e responsabilidade social empresarial; Ciência Política, com ênfase em Teoria Política Moderna e Contemporânea, versando sobre temas como hegemonia, sociedade civil, Estado e estudos sobre o legislativo; e Economia, com ênfase em teoria marxista da dependência. Pesquisa também previdência social, seus princípios estruturais e parâmetros.