Edilson José Graciolli

Titulação:
Pós-doutorado
Data de ingresso:
06/10/1993 (30 anos, 5 meses, 22 dias)
Regime de Trabalho:
Dedicação Exclusiva
Qualificação:

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1990), mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (1994), doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e pós-doutorado em Sociologia na Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus Araraquara (2008). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal de Uberlândia. Entre 03 de fevereiro e 31 de dezembro de 2020 esteve licenciado da UFU para exercer mandato de vereador em Uberlândia. Membro do conselho editorial da revista Crítica Marxista. É líder dos Grupos de Pesquisa Observatório do Legislativo e sobre Reforma Política. Integra, como pesquisador, o Núcleo de Sistema Político e Políticas Públicas (NUPP) na UFU. É autor dos livros PRIVATIZAÇÃO DA CSN: DA LUTA DE CLASSES À PARCERIA (Expressão Popular, 2007) e UM CALDEIRÃO CHAMADO CSN - RESISTÊNCIA OPERÁRIA E VIOLÊNCIA MILITAR NA GREVE EM 1988 (Edufu, 1a. ed. 1997; 2a. ed. atualizada, 2009), além de capítulos em livros e artigos. Tem experiência nas áreas de Sociologia, com ênfase em Teoria Sociológica e Sociologia do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalhadores, reestruturação produtiva, sindicalismo - Brasil, capitalismo e responsabilidade social empresarial; Ciência Política, com ênfase em Teoria Política Moderna e Contemporânea, versando sobre temas como hegemonia, sociedade civil, Estado, reforma política e estudos sobre o legislativo; e Economia, com ênfase em teoria marxista da dependência. Pesquisa também previdência social, seus princípios estruturais e parâmetros. (Texto informado pelo autor)

Formação:

Bacharel em Sociologia (Unicamp, 1990); Mestre em Sociologia (Unicamp, 1994); Doutor em Ciências Sociais (Unicamp, 1999); Pós-doutor em Sociologia (Unesp, campus Araraquara, 2008).

Unidade Organizacional: