Valéria Cristina de Paula Martins

Titulação:
Doutorado
Data de ingresso:
31/03/2015 (9 anos, 29 dias)
Regime de Trabalho:
Dedicação Exclusiva
Qualificação:

Professora adjunta no Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia. Tem doutorado em Antropologia Social pela Universidade de Brasília com estágio doutoral na École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris, França). Cursou mestrado em Antropologia Social pela Universidade de Brasília e é graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência em comunicação comunitária e acesso público aos meios de comunicação, criação audiovisual, consultoria a projetos socioculturais em comunidades rurais e urbanas e em antropologia, com ênfase em antropologia rural, antropologia da música, filme etnográfico e ensino-aprendizagem em antropologia com crianças. Atuou na implementação do Encontro de Saberes na UFU criando a disciplina no âmbito da área de Antropologia do Instituto de Ciências Sociais e presidindo a comissão homônima. Integra o grupo de trabalho Antropoéticas: narrativas e ressonâncias sensíveis em imagens visuais e sonoras como formas de transgredir fronteiras epistemológicas, vinculado à Asociación Latinoamericana de Antropología. Realiza o podcast Sensibilidades Antropológicas, integrando a rede Kere-Kere de podcasts em Antropologia. Tem interesse por cosmologias e ontologias rurais e estudos multiespécies a partir de abordagens e grafias poéticas. Sítio eletrônico: https://poeticasdaterra.org/ Imagem: Árbol de la abundancia, Abel Rodríguez (Texto informado pelo autor)

Unidade Organizacional: