Grupo

Grupo de Estudos e Pesquisas de Gênero: relações Sociais, Representações e Subjetividades

GEPEGRES
por Instituto de Ciências Sociais
Publicado: 30/09/2019 - 14:08
Última modificação: 19/02/2020 - 11:50

Grupo de caráter interdisciplinar, de estudos e pesquisas, que promove a reflexão e o debate sobre as relações sociais de sexo e gênero nos diferentes espaços sociais, bem como acerca das representações sociais e subjetividades, aspectos simbólicos da realidade objetiva das relações de gênero.  Aspectos simbólicos estes, que não deixam de ter materialidade, posto que as representações sociais, como figurações da realidade apreendida, imbuídas de sentidos e significações, bem como as configurações subjetivas do ser social, moldam seus comportamentos e orientam suas ações. Ressalta-se que tanto as relações de gênero quanto as formas de pensamento expressas em suas representações, e as múltiplas formas de subjetividades são construídas, social, cultural e historicamente.

O GEPEGRES, vinculado ao Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia, objetiva contribuir para o campo de estudos e pesquisas de gênero, e atender à crescente demanda apresentada por docentes, pesquisadores (as), e discentes da área.

Dentre as atividades do GEPEGRES destacam-se a realização de pesquisas individuais e coletivas, de seminários temáticos internos e externos ao grupo, de debates, palestras e minicursos. São realizados encontros mensais dos (as) integrantes do grupo, para estudos, pesquisas, planejamento e avaliação das atividades do grupo.

Linhas de Pesquisa:

Gênero e Trabalho;

Gênero, Trabalho e Educação;

Gênero, Violência e Representações;

Gênero, Temporalidades e Emoções;

Gênero e Direitos Sexuais e Reprodutivos.

Docentes do INCIS Pesquisadores/as:

Maria Lúcia Vannuchi

Márcio Ferreira de Souza