Grupo de estudos sobre violência e controle social

GEVICO
por Instituto de Ciências Sociais
Publicado: 27/04/2021 - 14:09
Última modificação: 27/04/2021 - 14:11

Este grupo, vinculado ao Instituto de Ciências Sociais, volta-se ao estudo da violência em seus variados aspectos e modos de produção, buscando compreender os conflitos sociais violentos no atual estágio da modernidade. Outro foco de análise, paralelo e complementar ao primeiro, é o controle social que, alinhado ao atual panorama econômico e social e implementado pelo recente modelo capitalista de desenvolvimento, apresenta-se como altamente repressivo e seletivo. A ampliação do controle social é cada vez mais emblemática nas sociedades democráticas contemporâneas, refletindo um novo paradigma de segurança pública traduzida não apenas em um exercício autoritário, mas, acima de tudo, numa atuação antidemocrática hegemonicamente reconhecida como necessária.

Todas as informações sobre o GEVICO, como as pesquisas realizadas e em andamento, as atividades e os participantes, estão em sua página virtual:  http://www.gevico.sociais.ufu.br/

Coordenador(a): Debora Regina Pastana