Acontece

V Pesquisa do Perfil Socioeconômico dos Estudantes de Graduação das Universidades Federais

por Portal INCIS
Publicado: 24/11/2017 - 14:19
Última modificação: 06/05/2020 - 03:13

"A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), apresentou recentemente a quinta edição da Pesquisa do Perfil Socioeconômico dos Estudantes de Graduação das Universidades Federais. O documento constitui a principal e mais ampla fonte de dados sobre estudantes de graduação das universidades federais brasileiras. O levantamento reúne, além de dados do perfil social (cor ou raça, sexo, idade, estado civil, nacionalidade, escolaridade de pais e mães) e econômico (renda, trabalho, bens e moradia), indicadores educacionais e acadêmicos anteriores e posteriores ao ingresso dos estudantes nas universidades.

De acordo com o presidente da Andifes, reitor Reinaldo Centoducatte (UFES), o resultado da pesquisa é um importante instrumento que poderá auxiliar na formulação de políticas públicas para todos os brasileiros, pois possibilita conhecer aspectos da trajetória acadêmica dos estudantes e levantar tendências que ajudam a traçar e avaliar as políticas públicas implementadas. “Como tudo que as universidades federais fazem, essa pesquisa é de interesse nacional, do Governo Federal e do Ministério da Educação, dos governos estaduais, do Congresso Nacional, de estudiosos, e de todos aqueles que tenham interesse. A pesquisa corrobora o papel social das universidades a serviço do Brasil, auxiliando políticas públicas e contribuindo para o crescimento do País.”" (ANDIFES).