TCC

por Portal INCIS
Publicado: 03/07/2018 - 23:36
Última modificação: 17/01/2020 - 10:55

Trabalho de Conclusão de Curso

________________________________________________________________

 

Cabe frisar a relevância dos componentes curriculares Trabalho de Conclusão de Curso I e II, pois representam importante incursão discente na pesquisa científica. O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é definido como um trabalho acadêmico de natureza teórica ou teórico-prática, que trata de tema específico, não necessariamente novo e inédito, mas revelador de leitura, reflexão e análise crítica sobre assuntos relacionados às áreas de estudo do Curso de graduação em Ciências Sociais (Antropologia, Ciência Política e Sociologia) com uma conexão dos temas relacionados dessas áreas com os de natureza, especificamente, pedagógicos e associados ao Ensino de Ciências Sociais e/ou a Educação. Assim, busca-se a formação de professores pesquisadores que não apenas sejam capacitados para a docência, mas, sobretudo, que produzam conhecimento científico sobre tal atuação profissional e reflitam sobre sua prática profissional.

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) constitui-se, portanto, numa atividade científica, de sistematização e reflexão crítica do conhecimento sobre um objeto de estudo[1]. Desenvolvido mediante orientação e avaliação docente, cuja exigência é um requisito obrigatório para integralização curricular do discente do Curso de graduação. Para cursar o Trabalho de Conclusão de Curso, o discente deverá ter cumprido, no mínimo, 1.500 horas em componentes curriculares.

Por fim, embora os componentes curriculares de Métodos e Técnicas de Pesquisa sejam cursados juntamente com o grau em Bacharelado, os licenciandos darão ênfase a pesquisas ligadas à Educação, por isso tais componentes curriculares foram aqui inseridos no Núcleo de aprofundamento e diversificação de estudos das áreas de atuação profissional. No mesmo sentido, os componentes curriculares de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) nesse projeto pedagógico serão considerados como resultados científicos da incursão discente na pesquisa voltada para a intersecção entre Ciências Sociais e Educação. Isso significa dizer que a Licenciatura não estará desatrelada da pesquisa, pois o objetivo é a formação de professores pesquisadores.

A fim de cumprir as exigências de Trabalho de Conclusão de Curso, o discente deverá desenvolver um trabalho individual apoiado em pesquisa bibliográfica e/ou empírica sobre o tema abordado, podendo envolver dados originais coletados em pesquisa de campo ou de natureza teórica.

Quanto ao formato, este Trabalho de Conclusão de Curso poderá, além do trabalho científico monográfico tradicional, constituir-se como ensaio, artigo, relatos de experiências pedagógicas, memorial acadêmico pedagógico, ou ainda, como desenvolvimento de produtos didáticos: filmes, vídeos, livros, jogos, programas de computador, manuais dentre outros. Mesmo os trabalhos não organizados na forma de texto deverão ser acompanhados de especificação de objetivos, justificativa, e fundamentados em um referencial teórico mínimo, sob o qual foram construídos. A aprovação estará condicionada à aprovação de uma Banca Examinadora que verificará o trabalho que deve desenvolver e fortalecer no aluno a capacidade de análise e de síntese pertinentes a uma situação problematizada e apresentada. O texto deverá conter na apresentação um resumo e palavras-chave (no mínimo duas palavras), para viabilizar o arquivamento do TCC no Repositório Institucional da Universidade Federal de Uberlândia (RI UFU).

O projeto de pesquisa a ser desenvolvido nas atividades do componente curricular de Trabalho de Conclusão de Curso I deverá ser elaborado pelo estudante sob a orientação específica de um professor lotado no Incis. Se por ventura o estudante tiver interesse em desenvolver projeto de caráter interdisciplinar, poderá solicitar à Coordenação de Curso de Ciências Sociais (Cocis) autorização para orientação de professor vinculado a outras Unidades Acadêmicas da UFU. A solicitação será avaliada pelo Colegiado do Curso. Uma vez aprovada, um acordo de orientação será formalizado entre o estudante, o orientador e a Coordenação do Curso de Ciências Sociais. Caberá ao professor orientador prestar acompanhamento sistemático junto ao estudante, seu orientando, no período de desenvolvimento do projeto de pesquisa.

Ao fim de Trabalho de Conclusão de Curso I, o aluno deverá apresentar um projeto de pesquisa ou relatório de pesquisa para fins de avaliação a que será atribuída nota pelo orientador. As normas gerais para a estruturação do Trabalho de Conclusão de Curso, em suas diferentes modalidades, estarão definidas em Resolução Específica a ser elaborada pelo NDE, sendo depois analisada e aprovada junto ao Colegiado do Curso.

A avaliação da Trabalho de Conclusão de Curso deverá considerar os seguintes critérios:

a) Clareza na definição do objeto estudado;

b) Coerência do trabalho com o problema e os objetivos do projeto elaborado;

c) Relação do embasamento teórico com o objeto em estudo;

d) Clareza e correção de linguagem;

e) Formatação de acordo com as normas vigentes da ABNT.

 

A banca examinadora do trabalho será formada por três docentes, sendo o presidente da banca o professor orientador. Os dois membros deverão ser professores do Ensino Superior ou da Educação Básica com graduação concluída. As normas gerais para a formação da banca estarão disponíveis em resolução específica como explicitado anteriormente.

 

 


 

[1] Para detalhamento, as Normas específicas serão aprovadas junto ao Colegiado de Curso.

Tópicos: